Siga-me nas redes:
Procure por Tag:

Você conhece todos os componentes do seu batom?

September 26, 2019

 

 

Este título é só uma chamada para te fazer refletir em relação aos componentes de um produto específico por conta da quantidade de caracteres, mas esta pergunta pode muito bem expandir pra todos os produtos da sua necessaire. Você sabe me dizer todos os componentes que estão ali no seu batom de todos os dias, na base dos finais de semana, no pó compacto, ou no lápis de olho que já é o quarto que você compra achando que é alergia aquela determinada marca? Agora, se você for lá, pegar o seu produto e ler os componentes, você saberá me dizer o que são cada um deles, da onde vêm e pra que servem?

 

Pois é meus amigos, eu também não sabia de grande parte dos componentes até pouco tempo atrás, sabia de alguns sim por conta da mistura de bases por exemplo que temos que fazer para que consigamos um tom ou subtom determinado, pois não é só misturar uma base com outra que dá certo, mas não com o intuito de saber de onde vem e do que aquela substância faz de fato no nosso corpo. 

Agora você pode me perguntar, mas Fabi você é maquiadora há 10 anos e não sabe dessas coisas? Nunca estudou sobre? 
Nos cursos e especializações de maquiagem isto não é estudado, a não ser daquela forma que falei ali em cima, em relação à misturas e tal, mas não é uma coisa realmente exposta pros maquiadores profissionais, acredito que estas questões de componentes são somente para a cosmetologia. Maquiadores profissionais que fazem curso profissionalizante estudam além do óbvio sobre a maquiagem, sobre vigilância sanitária, higiene e normas da Anvisa. 

Mas afinal, desde quando e por que resolvi estudar sobre componentes e ainda mais por conta própria?
Desde que virei vegana. Completo 4 meses em Outubro, me dedico à leitura em relação ao veganismo, e logicamente estou trazendo todo o meu aprendizado para a minha área de atuação, porque gente, tem tanta coisa que eu não sabia, ou que eu acreditava que era de uma forma, mas estudando vi que é de outra. Tô aprendendo muito a cada dia que passa, e pela minha vivência, pelo que estou implantando na minha vida pessoal e profissional, quero expandir estes conhecimentos, porque acredito que como eu, leiga do jeito que era por não vivenciar o veganismo, você pode ser que seja também. 

E sim, em questão de alguns componentes que falarei aqui no blog ao longo do tempo, não tem haver só com o veganismo, mas o movimento que me abriu os olhos para estudar mais sobre o mundo orgânico, natural... 

Este post será o primeiro de vários em relação aos componentes que encontramos nos cosméticos. Quero mostrar pra vocês um componente por post! Vamos começar com o primeiro?

 

Escolhi o PARABENO como o primeiro pelo tanto que vemos nos rótulos de embalagens por aí. Não só na necessaire mas você pode encontrar esse componente em rótulos de ingredientes na cozinha e em medicamentos. 

 

E afinal, o que é parabeno?

Ele é um composto químico usado como conservante. Ele ajuda a proteger os produtos da proliferação de fungos, bactérias e claro, consequentemente, ajuda a prolongar sua vida útil. 

 

Como são encontrados nas embalagens?

Além do termo parabeno, também pode ser encontrado como Paraben, Metilparabeno, Propilparabeno, Etilparabeno e Butilparabeno.

 

E quais os produtos que podemos encontrar?

Maquiagens, desodorantes, loções, esmaltes, óleos, produtos para cabelo, perfumes, tintas para tatuagens e creme para barbear, além de certos tipos de alimentos e medicamentos. No meio alimentício pode ser encontrado em pães, bolos, algumas carnes processadas. Por isso é sempre importante ler os rótulos! ;)

 

Mas falei, falei e até agora não disse o quão mal este componente é capaz de fazer, né? 

Pois então, o parabeno vem no meio de uma grande discussão se é ou não um componente cancerígeno. Um grande estudo foi feito em cima dele pelo aparecimento de inúmeros câncer de mama. Atualmente a ACS e a IARC afirmam que não existem provas contundentes que possam relacionar o componente químico ao câncer, MAS já foi comprovado que esta substância é capaz de causar alergias cutâneas, envelhecimento precoce, sensibilidade, melanoma e afetar até mesmo a fertilidade, então, se causa câncer ou não, eu não sei mas já podemos abolir do nosso meio só pelas outras coisas que já foram comprovadas. Não é mesmo?

 

Como comprar sem o parabeno?

Simples, só ler o rótulo! Se não possuir nenhum dos termos que falei lá em cima, é livre do composto.

Atualmente, já vemos alguns produtos sinalizados no rótulo "Livre de parabenos". 

 

Agora você deve estar me perguntando, mas e aí Fabi, existem batons com parabenos? 

Sim! Além de várias outras substâncias perigosas, como por exemplo o chumbo, mas este é pauta para outro post! ;)

 

 

CURIOSIDADE

Talvez você esteja se perguntando como estas substâncias entram no nosso organismo através da parte externa do corpo.

A pele é o nosso maior órgão, ela é permeável e absorve todas as substâncias que passamos!

Já pelo batom, estudos apontam que nós ingerimos 24 à 87 miligramas de produto por dia através do batom, se considerarmos uma aplicação ao longo dos 365 dias do ano, resulta em mais de 8 gramas de batom por ano. Para se ter uma ideia, uma embalagem comum de batom contém em torno de 3,5 gramas, ou seja, a gente ingere mais de 2 batons por ano. 

 

 

 

Um grande beijo! Nos vemos! :*

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

#fabilemos
#blogfabilemos
#espacinhodabeleza
#maquiagemfabilemos

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com